A Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos - UNIFAI, sediada no ICBAS desde 2004, desenvolveu um serviço de excelência especializado na área do envelhecimento, o Centro de Atendimento 50+ (CA50+).

O CA50+ traduz-se numa resposta da UNIFAI e da Universidade do Porto às necessidades da comunidade. Numa perspetiva da promoção da saúde e do envelhecimento ativo, pretende responder às necessidades decorrentes de problemas cognitivo-comportamentais, de saúde e bem-estar das pessoas.

O CA50+ garante um atendimento personalizado, assegurado por técnicos especializados, nos domínios da Psicologia, Gerontologia e da Saúde, assim como por alunos de doutoramento do Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria da Universidade do Porto e Universidade de Aveiro.

Encontre-nos no facebook em CA50+

 


 

Próximas atividades:

 

- Recrutamento de participantes para o Projeto MentHA

O projeto MentHA pretende avaliar os efeitos da psicoestimulação cognitiva em pessoas mais velhas (50+ anos) com declínio cognitivo ou demência leve, com e sem patologia mental prévia. Trata-se de um projeto comunitário multicêntrico a implementar em 4 centros distritais: Porto, Viseu, Castelo Branco e Lisboa; estando a decorrer desde 2016.

 

O MentHA encontra-se a recrutar participantes para integrarem os grupos de psicoestimulação cognitiva que irão decorrer no Porto (nas instalações do CA50+, sito no ICBAS, Rua de Jorge Viterbo Ferreira, nº 228, 4050-313 Porto), em Setembro de 2017. A seleção dos participantes terá início em Julho de 2017. As condições mínimas de participação são as seguintes:

- Idade igual ou superior a 50 anos;

- Declínio cognitivo ou demência leve;

- Com ou sem patologia mental prévia;

- Capacidade para participar em atividades de grupo em sessões com a duração de 90 minutos.

 

Os grupos de psicoestimulação cognitiva apresentam as seguintes características:

- 2 sessões semanais de 90 minutos cada;

- 7 ou 21 semanas de duração;

- participação gratuita;

- apoio ao cuidador informal (não obrigatório).

 

Os interessados serão sujeitos a um rastreio e avaliações neuropsicológicas no decorrer do projeto de forma a averiguar os efeitos da participação nos grupos.

Para mais informações sobre o projeto consultar www.projetomentha.com

 

Se está interessado ou conhece alguém que possa beneficiar desta intervenção contacte:

Maria João Azevedo ou Susana Sousa

220428161 / 220428167

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Destaques

Formação 2018

Estimulação na pessoa com demência, maus tratos e violência, cuidados Humanitude

Consulte as ações em: Workshops e Formação

 

 

Projeto MentHA

Grupos de Psicoestimulação Cognitiva para pessoas como 50+ anos com declínio cognitivo ou demência leve - recrutamento de participantes/participação gratuita

www.projetomentha.com

Contacto: 220428161 / 220428167 (Maria João Azevedo ou Susana Sousa)